neuroweellness

neurowellness

Programa de neuroweellness

 

neuroweellness

Realmente  a criação de uma política especifica para  a prevenção de demências pode ser um dos caminha necessários a serem adotados pelos mais variados países. O importante aumento da longevidade  fez como que a população mundial ficasse cada vez mais velha e dessa forma fossem evidenciados os problemas associados que antes na chamavam tanto a atenção. Levando em consideração que os cuidados com um paciente com quadro demencial avançado pordem exigir uma atenção integral por parte da família e do estado, os custos envolvidos podem ser astronômicos tanto do ponto de vista da perda da renda familiar pois alguém tem  que parar de trabalhar para cuidar do  paciente o que significa menos dinheiro para a família e menor produção para o pais assim como a custos assistenciais como  em medicamentos, internações  esporádicas e hospitais de retaguarda.

 

Acredito que mais importante numa politica para prevenir as demências, seria msi fácil  implantação de programas voltados ao bem-estar do cérebro. Aqui no Brasil estamos trabalhando de forma crescente com o conceito do neurowellness.

 

O trabalhar para o bem estar do cérebro  demanda ações diferentes em épocas diferentes. Os condutas dos jovens e adultos jovens ate 30 anos, dos 30 aos 50 anos, dos 50 aos 65, ainda se encontra uma fase de produção laboral e intelectual importante ( no brasil a aposentadoria tem como limite os 65 anos), e o grupo que já esta aposentado mesmo que seja numa idade anterior a descrita acima.

É notória que a mente ociosa não só e o templo do diabo como também da aceleração  das patologias  demenciais.

 

Recomendações medicas ligadas:

– Controle da pressão arterial

– Alimentação saudável

– Atividade física regular

– Ginastica cerebral(os jogos cerebrais cada dia mais s e tornam ferramentas importantes na prevenção e a te mesmo no tratamento de quadros demenciais).

–  A implantação de programas de gestão de vida ensinando a população a lidar melhor e de forma mais saudável com os desafios  e urgências da vida moderna podem diminuir os efeitos nocivos do stress perpetuado por décadas trabalho  exaustivos e relacionamentos  conturbados.

– Implantação de exercícios de quebra de rotina buscando cada vez mais arregimentar novas conexões no seu dia a dia.

 

A neuroplasticidade traz cada vez mais esperança para que possamos mesmo numa idade avançada cuidar do cérebro fazendo novas e estimulantes conexões cerebrais

 

Mais do que simplesmente prevenirmos as demências temos que reforçar a importância de cuidar do nosso cérebro com a mesma preocupação que cuidamos do nosso coração e porque não dizer dos nossos filhos.

A necessidade de repensar o que de fato é o advento da “velhice” com todas as sua possibilidades e limitações faz com que a importância de grupos de relacionamento da 3º idade (aqui no Brasil  chamada de melhor idade) e como diz um querido amigo com  mais de 80 anos anos: melhor em que????

 

Não se trata de  pessimismo, mas sim de claro percepção que a idade chega para todos e quanto mais velhos ficamos aumentam os riscos do aparecimento dos assustadores quadros demenciais. É melhor cuidar hoje do seu cérebro para ter mais cérebro para amanha..

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *